Máquinas Que Facilitam o Dia a Dia
Rodas

São objetos circulares que possuem um eixo, esse eixo é uma segunda roda que se localiza no centro da primeira e está interligado a ela por meio de raios. As rodas transmitem para o eixo qualquer força aplicada em sua borda, e vice-versa, quando essa força for aplicada em sua borda a roda girará fazendo com que ela se desloque.
Ela começou a ser desenvolvida na pré-história quando o ser humano primitivo utilizava troncos de árvores para movimentar objetos pesados. A partir dessa época o ser humano começou a aperfeiçoar esses objetos cilíndricos. Acredita-se que a roda propriamente dita apareceu pela primeira vez em Ur atual Iraque com idade datada a cerca de 3500 a.C. construída de madeira, foi acrescentada a sua estrutura uma fina camada de metal que recobria a sua borda, tornando-a mais resistente.
John Dunlop desenvolveu a primeira roda com câmara, que com o passar do tempo foi aperfeiçoada, e começou a ser usada nos diferentes meios de locomoção, sendo ela feita de ligas metálicas.

Engrenagens
Conhecidas também como rodas dentadas, as engrenagens podem ser utilizadas para alterar forças e velocidades, além de transmitir movimentos circulares. Para deslocarmos um movimento circular de uma engrenagem para outra, podemos fazê-lo de duas formas:
-
Ligação de duas rodas ou mais por meio de uma correia;
-
Por contato direto entre duas rodas;

Roldanas
Também conhecidas como polias, são rodas que giram em torno de um eixo, foram desenvolvidas por Arquimedes através de seus trabalhos na área da mecânica, matemática e hidrostática.
As roldanas servem para mudar a direção e sentido da força de um objeto.
Elas podem ser:
-
Móveis: Esse tipo de roldana se desloca juntamente com a carga, assim cada pedaço da corda sustentará uma parte do peso do objeto a ser movido.
-
Fixas: Nessas roldanas o eixo fica fixo em um suporte, e para as forças se equilibrarem é preciso que o peso de um lado da roldana seja igual à força que atua do outro lado da roldana. Essas roldanas permitem a mudança da direção e o sentido da força.

